terça-feira, 3 de março de 2009

Imigrante

Eu sou imigrante. Vivo em outro país e sinto na pele o fato de não estar na minha terra. A Globo tenta mostrar uma amizade entre Brasil e Portugal, que são países irmãos e o caralho a quatro.
Porém o brasileiro em Portugal é um povo MUITO mal visto. Aqui é assim, a pessoa nos conhece, nota nosso sotaque e já pergunta:

- És brasileiro?

Os olhos deles nos percorrem de cima a baixo e percebemos que aquela pergunta que questiona nacionalidade quis dizer na verdade:

- És puta?
- És ladrão?
- És desonesto?
- És oportunista?

E tudo isso porque a maioria dos brasileiros saem da Pátria Amada e vão pra outros países e acham que são donos do mundo e fazem o que querem e o que não querem!

Onde eu quero chegar com isso?

Maíra também era imigrante aqui em Portugal, essa mulher que estamos conhecendo agora na casa. Uma mentirosa, oportunista, que se aproveita de atributos corporais pra manipular os homens e alcançar degraus que sua intelectualidade não a levariam a calcar com os próprios pés.

A Globo colocou na casa uma pessoa que define como a maioria das pessoas de outros países veem os imigrantes Brasileiros, uma mulher que define em todos os atributos e explica o porque dos olhares de reprovação quando dizemos ser brasileiros. São pessoas assim, que levam a imagem do nosso povo pra outros países!


Maíra, fazendo por onde para a imagem de nosso país!

32 comentários:

Lara Torrezan disse...

tiul, tu é massa.

iaiá disse...

tiul,

passei pra dizer que adorei este post.

valeu.

Cortez disse...

Muito bom.

PET - EQ disse...

eu gosto da maíra :s

Suzana Matias disse...

Tiul, gaaaaaaaaateeeeeenho. ´
É DeGRAUS. hehe

Bjos

Mulézinha disse...

Fran para Max: eu vou dormir aqui? (...) Porque se não chama a Traíra pra dormir com você.
HAHAHAHAH



a-me-i!

Mr. Mandelbrot disse...

Bom post mas "alcançar degrais" foi foda.

tiuℓ disse...

Pronto, corrigi meu erro mortal!

=*

Keep Walking disse...

Achei que papai dela só a deixava usar fio dental nos dentes...e essa piranha aparece de calcinha defunto!!
Eu sou inocente demais pra tudo isso!

RaquelS disse...

Tiul, ja faz algum tempo que tenho vindo a acompanhar o teu blog. Concordando e discordando de algumas coisas (como qualquer outra pessoa), acho sempre que tens uma forma divertida e correcta de analisar as situaçoes que se passam dentro da casa.

Sou portuguesa, e tenho alguns amigos brasileiros (a maioria agora reside em Portugal), e creio que voces sentem ao vir para ca um pouco do estigma que os portugueses sofriam no anos 70/80 ao emigrarem para a Suiça ou a França.

Bom, escrevo o comentario para dizer que concordo quase a 100% com o que escreveste mas também gostaria de acrescentar (atençao que so acompanho bbb via net- blogs e algum tempo de PPV)que sendo brasileira ou nao, para mim Maira nao representa nada de integro ou de correcto.
Que o bb é um sitio onde tu te expoes, "das a cara a tapa", mostras o teu lado bom e mau e isso, ja toda a gente sabe ao que vai.Agora, a FORMA como tu o fazes distingue um vencedor de um derrotado, alguem honesto ou alguem sincero, e isso nao vejo em MAIRA.

Das poucas vezes que apanhei Maira (em ppv)falando de Portugal fiquei muito triste, porque tive a nitida sensaçao que ela nao gostou de viver aqui, e dentro do bom/mau acolhimento que qualquer emigrante sente quando sai do seu país,acho que tem limites a verdade.Logo a partir dai, fiquei a espera para ver o que ela falaria sobre outros temas, para tentar compreender se ela tinha tido uma opiniao errada sobre Portugal ou se ela estava a distorcer as coisas que ocorreram, e tudo o que se seguiu justificou a minha nao aceitaçao deste "personagem" da vida real.
O diz que disse, a fofoca, o tentar abstrair-se das confusoes quando é ela que as cria, vangloriar-se de situaçoes que nao ocorreram devido a sua intervençao,e mesmo o tipo de discussao pela qual ela envereda fez-me definir a Maíra como alguem desonesto, que nao e sincero, que distorce as coisas a seu favor, que se vitimiza, que atira areia para os olhos dos outros, e , talvez acima de tudo, alguem com poder para a oratoria(ainda que de baixo nivel e agredindo as pessoas). Porque digo isto? Maira pode ser tudo o que descrevi atras , ou posso estar totalmente errada naquilo que escrevo, mas, o que é facto é que mesmo dentro do grupo B a única pessoa que ficou realmente do lado de Francine e a apoiou foi Milena, que também ja tinha desafecto por Maíra.
Como é possivel que ate Ralf tenha conseguido identificar o "tipo" de Maíra e os outros nao? Ou sera que identificam mas nao se querem intrometer?
Quando Max referencia por varias vezes, que Maira veio para jogar com a cabeça de Fran, que veio para se atirar nos braços de Flavio sera que nao nos esta a dizer que sabe qual o tipo de jogo de Maira? Ele que se defende enquanto jogador, aceita qualquer tipo de jogo como sendo justo e correcto?
Disse que o jogo se definiu com a votaçao entre Ralf e Ana e sentiu se uma certa desmotivaçao por sua parte (e tambem de Flavio) quanto ao jogar correcto, ao jogar limpo, porque ficaram a pensar que talvez nao mereça a pena eforçarem-e em provas, trabalharem em conjunto para depois o povo com base em 30 min diarios eleger o seu vencedor.
Sera que o jogo agora se vai transformar?
Quem ira mudar as suas atitudes?

Milena agora nao tem Ralf. Sera que Priscila vai voltar a unir-se com ela como "antigamente"? Sera que por inerencia se vai afastar de Maira?

Sera que Fran vai ter cabeça fria para continuar a resistir as investidas de Maira? E conseguira manter a sua relaçao com Max intacta?

Flavio parece um pouco perdido, e quanto a mim perdeu um pouco do meu carinho ao partir de um principio que Francine esta errada pois ja actuara mal com ele e Max noutra discussao. Maira chegou a meia duzia de dias, e ele disse que estava "esperto e ligado" nas reais intençoes de Maira. Pois se esta, nao parece.

Ana e Nana seguirao unidas ate ao final, ou ja chegou a hora de dar um basta nesta estoria de vovo e netinha?

E por fim chego e Josi, de quem nao posso falar mto, pois nao conheco o suficiente para opinar. Apenas me pergunto: qual o papel dela neste programa? o que ela faz ali, alguem me explica?

Enfim Tiul, bem sei que o comentario e enorme e pode nao estar mto coerente a nível de sequencia de ideias, mas ja ha muito me apetecia comentar, e hoje pareceu-me um dia correcto.

Um beijo de Portugal, e tudo de bom =)

tiuℓ disse...

RaquelS gostei muito do seu comentário e concordo em maioria com o que disse.

Eu só digo pro povo ficar de olho, pq essa Maíra ainda vai aprontar alguma grande dentro dessa casa quando perceber que não está tendo o foco que queria.

E a Josi é mais esperta do que imaginávamos, o problema dela é simplesmente não aparecer e nem fazer nada que seja relevante pra entrar na edição.

Mas enquanto isso o jogo continua, e pensando melhor, eu vi que o Ralf ter saído foi bom. Milena e Priscila vão se unir mais, e a Pri consequentemente vai se afastar dessa puta-oportunista-de-fama.

Beijos

Bruh, [²] disse...

Esse post pode ser dedicado a Priscate se for assim.
Vcs pegam os "Brothers" para odiar e pronto, fazem o inferno deles.
Não pode ter um visão assim das coisas. :P


A foto da Priscila com a camisola vermelha tranparente e mto mto mto mais vulgar q essas fotos da Maíra, pq vcs não dedicaram esse post para a Priscila?
E que isso o que a Maíra fez de tão vulgar dentro da casa? Falsa ou não ela não ficou só de sutiã e fez um lap dance no colo de ninguém.
Até q gosto do Blog só que acho que vcs exageram no "não gostar" de alguém e acabam falando merda.
Bem, opinião e cú cada um tem o seu.

tiuℓ disse...

Bruh, não fiz esse post por causa das fotos e sim por causa da atitude.

Priscila e Maíra são pessoas completamente diferentes. Enquanto uma é verdandeira e espontânea que não tem medo de ser o que é e luta por sua individualidade, a outra é uma oportunista, falsa e que ainda por cima quer pagar de moralista.

Eu não odeio a Maíra, só acho que ela é uma mulher como muitas que andam por aí, arrumando barraco, dando olé em outras Marias-Chuteira e arrumando uns palermas com dinheiro pra sustentar seus luxos.

E sinceramente não vejo a Priscila assim.

Unknown disse...

Tiul, ahasou no post e na análise. RaquelS tb, uma visão muito melhor do que esse(a) tal Bruh que deve ter uma visão distorcida da realidade, já que não consegue diferenciar o lixo do luxo.

Unknown disse...

Tiul, já li teus textos no teu blog pessoal e foi a partir daí que comecei a ter um respeito por ti, pq eu os achava sensacionais, afiados, inteligentes.

E tava de bob qdo vi esse texto e... achei mto bom tbm.

Maíra é uma pessoa que tá jogando pesado. Mas das formas mais obscuras e imundas que o ser humano normal não aguentaria.

E pra jogar no BBB MESMO tem de ser inteligente e perspicaz. E quem não é apela pras outras estratégias, como ela tá fazendo. A pseudo-pura que não quer envergonhar os pais. Definitivamente, uma bitch. Mas das mais degradantes.

E do teu texto me lembrei de uma animação que vi... mas essa estória não vem ao caso.

beijos!

Ká Dantas disse...

Tiul

Morei aí um ano por causa do mestrado e tive a mesma sensação que você... primeiro esse papinho de países irmãos... enquanto aí isso é explorado exaustivamente, aqui a gente tá c... e andando pra Portugal...
E a pergunta "És brasileiro?" vem nesse tom que você define também... já ouvi comentários maldosos sobre brasileiras e nao consegui ficar calada.. pena que estamos sendo representados por isso aí que está no BBB...

Anônimo disse...

Maíra é esperta, o problema é que ultrapassou os limites do aceitável. Talvez por não cultivar valores. Nem dentro e nem fora da casa, pq convenhamos, independente do jogo tem certas coisas que não se deixa de lado.

Na casa de vidro, Maíra já havia percebido que André nada mais era que um suicida em potencial, ela entrou na casa e apenas deu a corda pra que ele mesmo se enforcasse, no melhor estilo "já que vão queimar os novos, que seja ele e eu tiro o meu da reta", depois resolveu virar BFF de Ana e Mirla, apenas pq não foi aceita no outro grupo, não pq tenha se identificado ou gostado delas, só pq foi o que restou e alianças são essenciais nesse jogo. Seria digno, afinal é a lei da sobrevivência, isso se tivesse parado por aí....

O problema mesmo, a meu ver, foi quando ela resolveu tentar desfazer a cagada que tinha feito com a Francine. Pq foi a partir daí, que ela se mostrou falsa e dissimulada. Depois que viu que a merda estava feita, resolveu tirar Fran do sério, pq todos sabem que ela é descontrolada. Francine não queria essa briga, até pq ela mesma sabia que não conseguiria expor suas razões pra Maíra. Mas aí o tiro saiu pela culatra e quem saiu do sério foi ela, visivelmente descontrolada, chamou a Fran de burra, pq perdeu as estribeiras e dps tentou consertar dizendo que falava das ações dela e foi correndo contar sua versão pra casa, antes que Fran pudesse fazer isso. É óbvio que todo mundo na casa compraria a versão "a-fran-me-atacou" da Maíra, ela sabe virar o jogo a seu favor pq tem o dom da oratória. Uma simples entonação muda toda uma história.

Ontem, maíra conversava com Josi e deixou claro que fez a egípsia qdo Fran foi atrás dela no chuveiro, com aquela cara de "an???eu??" pq isso é o que dá mais raiva nos outros e dizia que esperava que Fran fosse pra cima dela, e que se acontecer, vai apanhar paradinha, pq é isso que quer, que Fran seja elimida. Mas se me lembro bem, no episódio da Tina, Bial tinha dito que quem bate sai, mas quem provoca também...

Mesmo tomando de 537 x 0 em oratória e capacidade de expressão, Fran conseguiu mostrar quem é Maíra no jogo e espero que bonifácio não se meta de novo, pq quero ver essa olhuda no paredão com maior índice de rejeição que Felipe, Cobra.

Clayton disse...

O bom é que QUASE não tem gente assim nessa pátria amada né... ainda se fosse tipo, a esmagadora maioria da população, daria pra entender pq q brasileiro é tão mal visto lá fora... mas são TÃO poucos os que denigrem a imagem do brasileiro... imagino como essa fama se espalhou tanto, viu.

querou aquino disse...

olha, desculpe-me clayton, mas a IMENSA maioria que vem pra cá (já morei 3 anos e meio em Londres e já estou há um ano e meio em Barcelona) é gente sem escrúpulos.

pode ser que não sejam sem escrúpulos quando estão no brasil, mas quando chegam aqui tentam de todas as maneiras o famoso "jeitinho" - é não pagar passagem em onibus e metrôs, é alugar uma casa para 4 pessoas e viverem 15, é querer dar volta nas pessoas em pagamentos, empregos, o que seja. bem educados ou não, a maioria quando sai do brasil incorpora a lei de gérson e vai andando - e cuidado quem esteja pela frente.

eu fui pra londres fazer mestrado, meu marido foi fazer doutorado. agora ele é professor em uma das melhores universidades de business da europa e, SEMPRE (não estou exagerando, porque estou no hospital agora e acabaram de fazer de novo) nos dizem que não "parecemos" brasileiros.

um, por sermos os dois muito brancos (ele loiro de olho verde e eu de cabelo castanho claro, liso e olho castanho claro). mas o dois - e foi isso que o tiul descreveu - é aquele "vocês são muito educados/corretos/éticos para serem brasileiros". você SENTE na forma como a pessoa fala. aquele "como é que pessoas 'de bem' são brasileiros" aparece MUITO na descrição.

é triste e horrível, ter que se explicar e ser analisado sempre. mas é isso que passamos ao mundo sim. e, por muitas pessoas que conheci aqui e muitas outras que só ouvia as conversas telefônicas na rua, ou com outros brasileiros, a maioria só sabe ser "malandro". infelizmente.

tiuℓ disse...

Quérou falou tudo o que acontece por aqui também. E infelizmente as pessoas que querem viver dignamente acabam levando rasteiras e recebendo um tratamento inferiorizado por conta do que esses outros fazem.

Infelizmente é assim.

iaiá disse...

tiul, este post ficou muito bom, seu coment da raquel e da quérou são ótimos.

claro, nem todos os brasileiros são assim à lá mairanha, mas temos vários desse tipo. vc já oviu a expressão nobesse obligée?
significa obrigação da nobreza, era o exemplo que a nobreza deveria dar, ou as elites deveriam dar. estabelecem-se assim os padrões de comportamento par os outros seguirem. de de fato é o que acontece a classe médai tende a imitar a elite.
bem, não preciso nem lembrar que nos exemplos da nossa elite, em todos os setores, salvam-se poucos dignos de respeito ou indicação de bons padrões de comportamento.
e pra os que seguirão o comentário, não, assistir bbb não é aprovação à esse comportamento mesquinho e nada digno, pois a gente assiste com espírito crítico, justamente sendo e desejando que os outros sejam o oposto do que esta lá, por isso pra gente eles são quase sempre motivo de piada. bjs

querou aquino disse...

iaiá, foi como eu disse: eu acho que a maioria não é salafrário no brasil, mas se torna uma vez que está fora das águas nacionais... e acho que infelizmente não depende da classe social. não posso entrar mais em detalhes porque senão me descobrem aqui e FERROU eu falando mal na net de pessoas que conheço! hahahahaha! :)

tiul - pois é. :(

Danny disse...

Ok, a Maíra é galinha? Pode ser. Mas a Milena e a Priscila também são. Ela é chata? Pode ser. Mas a Francine também é. Não consigo enxergar porque tanta implicância com a menina. Ela foi tirar satisfações com a Francine que não consegue se expressar e nem formular 1 única frase. Foi o MAX que a chamou para "saber a outra versão da história" (palavras dele). Sinceramente, não entendo onde ela é TÃAAAO HORRÍVEL ASSIM!!

Lêmure disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lêmure disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lêmure disse...

Achei que eu tava com uma visão distorcida das coisas...

Tiul, pára de me manipular!

Thanks Danny e Bru!

querou aquino disse...

danny, maíra se utiliza de recursos para convencer os outros e se manter no jogo que não são dos mais recomendáveis. nem dentro nem fora da casa. não é porque ela é vagabunda ou porque ela é chata que tiul a criticou.

se você reler o post acredito que vá entender do que ele estava falando.

Danny disse...

Querou,
me diga uma única coisa. Apenas uma coisa que TODOS os outros não tenham feito também. A Francine com aquele discurso ridículo: "Não mexe com meus amigos, senão... eu... eu..." Cara, com certeza eu iria me irritar muito se conversasse 1 único minuto com uma pessoa desse "tipo". Porque ela É BURRA MESMO! Isso é a pura verdade. A Maíra está certíssima. A FRANCINE É BURRA E PONTO. E ainda fala como idiota e age como tal. É toda fake, fala um monte de coisas erradas e um monte de outras coisas que pelamordeus. (Nem o Max tá aguentando mais...)

Inquieta disse...

o importante é que o Brasil veja que a Maíra não presta, mas aedição do BBB não vai facilitar...eles queimam todo mundo menos a Mairanha.... só quero que ela saia mais nada.....ahhhhh e que a Fran chegue até a final!

Inquieta disse...

Danny só para constar que essa Maíranha é uma cobra...alfineta até mesmo a Priscila que foi a única gúria do lado B que deu chance a ela...mas isso é bom, pq a Priscila acha que a Maíranha morre de amores por ela...

Unknown disse...

pior eh quando o preconceito vem do proprio brasileiro. fico 3 meses por ano na noruega onde trabalho em um hotel e passo mais 1 mes viajando pela europa e NUNCA sofri qq tipo de discriminacao quanto minha nacionalidade. Alias, quando sabem de onde venho, ficam maravilhados e curiosos. A primeira pergunta eh "vc eh do Rio?" O problema eh q Portugal eh uma MERDA. ponto final

querou aquino disse...

rune: turista é uma coisa - morador é outra. você não foi pra europa "pra roubar emprego deles, tirar lugar deles no sistema de saúde e roubar a pensão deles com o seu seguro desemprego".

danny: eu não tenho costume de falar mal constantemente dos meus amigos pelas costas, muito menos chamar uma pessoa pra um canto pra "conversar", dizer um monte de coisas e depois negar e dizer que a outra que é maluca. esses, pra mim, são comportamentos execráveis. não estou falando que francine é santa - aliás, em nenhum momento mencionei seu nome em meus escritos. estou falando que maíra não tem comportamentos que me agradariam, caso ela estivesse próxima a mim.